Segundo relatório da Opinion Box, 67% dos consumidores têm o hábito, mesmo que apenas esporadicamente, de pesquisar as práticas sustentáveis de empresas antes de comprar algo com elas. Isso porque, ainda segundo o estudo, uma empresa ser conhecida por poluir a natureza é um motivo que impede a compra de 57% dos consumidores. Embalagens descartadas inadequadamente contribuem significativamente para a poluição, representando uma ameaça para os ecossistemas aquáticos e terrestres, e também para a saúde da população.
Diante da crescente conscientização sobre as questões ambientais, muitas empresas do setor de bebidas estão adotando práticas sustentáveis para minimizar seu impacto no meio ambiente e na sociedade. Uma dessas práticas notáveis é a implementação da logística reversa de embalagens, uma abordagem que visa reduzir o desperdício e promover a responsabilidade ambiental.
Logística Reversa de Embalagens
Essa prática consiste no processo de coleta, triagem, reciclagem (ou outros tratamentos ambientalmente adequados) e consequente reaproveitamento dos resíduos pós-consumo. A recuperação das embalagens possibilita a reinserção do material na cadeia produtiva, impedindo que esses resíduos terminem em lixões e aterros sanitários.
Essa estratégia não apenas reduz os resíduos e os danos ambientais, mas também promove a economia circular, na qual os materiais são utilizados de maneira mais eficiente, evitando o uso excessivo de matéria-prima. Além disso, é uma prática que gera aumento de renda para cooperativas de catadores, garantindo o sustento de milhares de famílias em todo o país.
A implementação e operacionalização de sistema de logística reversa se tornou obrigação legal para todas as empresas fabricantes, importadoras, comerciantes e distribuidoras de embalagens e/ou produtos embalados pós-consumo com a publicação, em 2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (“PNRS”), instituída pela Lei Federal nº 12.305/2010.
A seguir, confira algumas empresas que estão gerando impacto positivo através da logística reversa de suas embalagens:
Greenpeople
A Greenpeople é uma empresa que nasceu com o propósito de transformar a forma como as pessoas encaram sua alimentação e saúde. A empresa segue uma premissa de preservar e aproveitar ao máximo os recursos que a natureza nos dá.
Seguindo estes ideais, uma das ações é compensar a produção de plástico, neutralizando o impacto ambiental gerado na produção das suas embalagens. Em 2 anos, foram compensadas mais de 170 toneladas de plástico em parceria com a Polen, impedindo assim a emissão de 6,33 toneladas de gás carbônico CO2 na atmosfera.
Wewi
A Wewi também está comprometida em desenvolver seus produtos de maneira responsável, considerando o impacto gerado no meio ambiente. Conscientes de que o aumento das vendas e da produção pode gerar um aumento significativo de resíduos, desde 2022, a Wewi toma a iniciativa de co-financiar a coleta, triagem e reinserção em um novo ciclo produtivo de um volume equivalente a 22% do que compõem as suas embalagens, junto a Polen.
Essa ação de compensação permite a remuneração de cooperativas de catadores de materiais recicláveis pela quantidade de resíduos pós-consumo resgatados e destinados à indústria da reciclagem. Dessa forma, agregamos valor tanto ao vidro, metal e plástico pós-consumo quanto à atividade de coleta e triagem de resíduos, contribuindo assim para o fechamento do ciclo do material.
Joy
Desde o começo da marca, Joy acredita no conceito minimalista, em que “menos é mais”: menos químicas, menos embalagem, menos açúcar – mais natural, mais saudável, mais leve. Nada de exageros ou insumos desnecessários. Mais cuidado com a cadeia produtiva e com o planeta, e transparência expressada em seus produtos.
Para driblar a escassez de embalagens do mercado nacional e evitar o desperdício de matérias-primas, Joy aderiu ao Selo Polen de Logística Reversa. O selo garante a logística reversa do volume equivalente a, pelo menos, 22% das embalagens comercializadas pela marca, além do incentivo à cadeia de reciclagem e seus atores no Brasil.
Desafios e oportunidades
Embora as iniciativas de logística reversa representem um passo significativo na direção certa, há desafios a serem superados. A conscientização do consumidor, a infraestrutura de reciclagem e a colaboração entre as partes interessadas são cruciais para o sucesso dessas práticas sustentáveis.
Por um futuro mais sustentável
As empresas do setor de bebidas estão assumindo a responsabilidade de reduzir seu impacto socioambiental por meio de práticas inovadoras, como a logística reversa de embalagens. À medida que essas iniciativas se tornam mais amplamente adotadas, a indústria como um todo avança em direção a um futuro mais sustentável. A logística reversa não é apenas uma estratégia ambientalmente responsável, mas também uma oportunidade para as empresas demonstrarem liderança e compromisso com a sustentabilidade.
Possui uma empresa que fabrica, importa, comercializa ou distribui produtos embalados?
A implementação da Logística Reversa de Embalagens é prática obrigatória para todas as empresas fabricantes de produtos comercializados em embalagens em todo o território nacional. Fale com a Polen e assegure o compliance da sua empresa! Preencha o formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato.