A logística reversa pós-consumo é um dos tipos de logística reversa existentes e se aplica às empresas que colocam embalagens no mercado, que por sua vez serão descartadas após a utilização final pelo consumidor. Na prática, a logística reversa pós consumo funciona a partir da coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação ambientalmente adequada) de produtos e seus resíduos após o consumo e descarte pelo cliente final.
Embora a logística reversa de embalagens esteja determinada por lei desde 2010, quando entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), empresas de diversos portes e setores enfrentam dificuldades em implementá-la, seja por não saber por onde começar o processo ou por acreditar que o investimento não cabe no orçamento, principalmente quando se tratam de micro e pequenas empresas. Ainda existe o estigma de que investir em sustentabilidade sai caro!
A boa notícia é: investir em sustentabilidade não sai caro e pode pode gerar outros benefícios além do simples fato de estar de acordo com a lei.
Quais as vantagens da logística reversa pós-consumo?
O primeiro grande ganho relacionado a logística reversa pós-consumo está na preservação ambiental. Tendo em vista que uma grande variedade de resíduos ainda é despejado em aterros sanitários ou em locais inadequados, a logística reversa pós-consumo é uma ótima opção para a redução da poluição e seus respectivos impactos na saúde humana e no meio ambiente. Ela representa um estímulo à reciclagem, redução na exploração da matéria-prima virgem e diminuição na emissão de CO2. Ao adotar a logística reversa de embalagens, sua empresa investe em uma prática sustentável com impacto positivo para a preservação do meio-ambiente.
Além das vantagens ambientais, esse sistema traz vantagens sociais. A logística reversa pós-consumo contribui na profissionalização, promove aumento de renda e impacta nas melhores condições de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis.
Implementando a logística reversa pós-consumo, empresas também evitam possíveis passivos ambientais futuros. Os produtos passam a ter um viés sustentável, apresentando um novo diferencial competitivo e atraindo consumidores cada vez mais engajados. Desta forma, o sistema também pode apresentar vantagens econômicas. Em resumo, além de tudo que já citamos aqui, a sua empresa se mantém em dia com a PNRS e evita transtornos de ordem jurídica.
Logística reversa pós-consumo para todos os bolsos
Vamos ao ponto que interessa a muitos empresários, vai custar quanto? O valor do investimento em um sistema de logística reversa pós-consumo está diretamente ligado à quantidade de embalagens que a sua empresa coloca no mercado e a forma com que você quer capitalizar o retorno desse investimento.
Sobre investir em sustentabilidade, a Head de Sucesso do Cliente da Polen, Raquel Sodré, ressalta que os consumidores estão cada vez mais buscando por empresas e marcas que promovam ações que fortaleçam o movimento ESG: Ambiental, Social e Governança. “Além do comprometimento ambiental que a empresa precisa ter, quando ela se envolve efetivamente com ações de responsabilidade social e sustentável, se torna líder de grandes mudanças ao engajar e envolver todos os seus clientes, parceiros e outros fornecedores”, afirma Raquel. A profissional lembra ainda que do pequeno ao grande, o cliente Polen tem a oportunidade de reforçar seu posicionamento positivamente quando comunica sobre o trabalho que realizamos juntos e isso é um ponto de grande orgulho para os times envolvidos durante essa jornada.
Plano Certificação
Se a sua empresa quer apenas estar em dia com a lei e compensar 22% das embalagens colocadas no mercado, como estabelecido pela meta do Acordo Setorial, você pode investir em um programa de certificação básico, no qual a sua empresa irá compensar o impacto das embalagens e cumprir com a legislação ambiental. Por meio do sistema de compensação de logística reversa desenvolvido pela Polen, a sua empresa pode optar pelo Plano Certificação em que você terá a certificação pelo volume de embalagens contratado; acesso a uma plataforma de acompanhamento e gestão do processo de compensação; acesso a um relatório de sustentabilidade anual e ao Selo Polen para aplicação nas suas embalagens.
Plano Engajamento
Para empresas interessadas em ir além do cumprimento da legislação e transformar o posicionamento sustentável da marca em uma ferramenta de engajamento, a Polen oferece o Plano Engajamento. Nele, além dos benefícios incluídos no plano anterior, a empresa tem acesso ao Selo Polen com um QR Code, que poderá ser acessado pelo seus clientes que desejarem saber mais sobre o processo de compensação de embalagens realizado pela sua marca. Neste plano, a sua empresa terá uma página de compensação personalizada com sua marca e identidade visual, quando alguém escanear o QR Code na sua embalagem será direcionado para esta página personalizada contendo os dados do processo de compensação. A empresa tem ainda o acesso a um relatório detalhado de acessos à página personalizada com informações demográficas sobre o público engajado.
Plano Enterprise
Para empresas amantes da sustentabilidade, movidas pelo desejo profundo de transformar o mundo, a Polen desenvolveu o Plano Enterprise, em que é possível ter controle e rastreabilidade total sobre o seu processo de logística reversa com uma solução customizada para as características da sua empresa. Além dos benefícios descritos no plano engajamento, a empresa que aderir ao Plano Enterprise tem a possibilidade de customização da plataforma para as especificidades da sua cadeia de logística reversa. Dentro desse plano é possível a customização do processo de homologação e auditoria de parceiros. E por último, haverá uma equipe de atendimento e operação exclusiva para acompanhar de perto a implantação do projeto.
A busca por sustentabilidade é uma responsabilidade coletiva da sociedade, quando pensamos no papel dos agentes da cadeia produtiva nesse processo vale ressaltar que a contribuição de todos é fundamental para o futuro do nosso planeta. Portanto, práticas sustentáveis como a logística reversa de embalagens pode ser uma escolha tanto de pequenos empreendedores locais como de grandes indústrias.
Quer saber mais sobre o sistema de compensação de logística reversa desenvolvido pela Polen? Acesse aqui, conheça nossos planos e peça o seu orçamento.