O que é uma empresa Packaging Neutral?
Podemos identificar o início do uso do termo em 2007, como meta estabelecida pela Walmart - uma das maiores lojas de departamento do mundo. Segundo matéria do The New York Times da época, a multinacional pretendia, até 2025, recuperar todo o material utilizados nas embalagens dos produtos vendidos nas lojas, através da reciclagem, reuso ou compostagem. Desta forma, o Walmart se tornaria “packaging neutral”.
Sendo assim, packaging neutral indica empresas que recuperam e reaproveitam, direta ou indiretamente, 100% do volume dos materiais presentes nas embalagens colocadas no mercado. O conceito é parecido com o já conhecido carbono neutro, utilizado quando a empresa compensa 100% dos gases de efeito estufa gerados em operações.
A empresa ainda pode ir além e ser packaging positive, caso o reaproveitamento supere o volume de materiais produzidos.
As vantagens da sua empresa ser Packaging Neutral
Existem diferentes vantagens das empresas desenharem processos para tornarem-se packaging neutral. A primeira, claramente, é em relação ao posicionamento.
A preocupação com sustentabilidade é crescente pelos consumidores. Em Janeiro deste ano eles já indicavam estar propensos a pagar 35% a mais por produtos sustentáveis e hoje a sustentabilidade empresarial é vista como uma das principais tendências pós-COVID. Ao compensar 100% das embalagens, dentro deste contexto, a marca apresenta o diferencial de ser a mais sustentável possível. Desta forma, atrai esses consumidores cada vez mais engajados.
Além disso, ser packaging neutral significa reduzir a poluição da água e da terra, assim como seus respectivos impactos à saúde humana e meio ambiente. As ações desenhadas para alcançar esse objetivo estimulam a reciclagem, o que leva à menor exploração da matéria-prima virgem e diminuição na emissão de CO2. Além de tudo, o processo evita possíveis passivos ambientais futuros ao recuperar os resíduos de embalagem.
Por último, mas longe de ser o menos importante, o processo traz impacto positivo no âmbito social. Para alcançar altos índices de reaproveitamento das embalagens pós-consumo, em geral, é necessário um trabalho conjunto com cooperativas, recicladoras ou outras empresas deste universo. Desta forma, o processo contribui na criação de novos postos de trabalho, além da profissionalização, aumento de renda e melhor condição de vida dos catadores de materiais recicláveis.
Como sua empresa pode ser Packaging Neutral?
Princípios da embalagem sustentável
A economia circular começa na fabricação de um produto, a sustentabilidade precisa fazer parte do processo desde o design. Inclusive, o processo de reciclagem é otimizado ao adotar certas práticas na escolha de uma embalagem. Por isso, separamos alguns princípios importantes na análise do recipiente da sua marca:
1. Fonte sustentável: Se possível, utilize materiais reciclados para compor as embalagens e elimine os componentes mais prejudiciais ao meio ambiente.
2. Otimização do Design: Reduzir o tamanho e a quantidade de embalagens é sempre uma prioridade e pode representar corte de custos. Utilize embalagens com o tamanho necessário, sem excedentes, para diminuir o volume total. Além disso, opte por embalagens compostas por materiais do mesmo tipo e mais transparentes para maior facilidade na reciclagem.
3. Apoio à reciclagem: Certifique-se da reciclabilidade dos materiais escolhidos e use selos ou outros indicadores de reciclagem nas embalagens. Os selos devem conter informações para educar os consumidores sobre o processo e como eles podem contribuir.
Entre outras, essas dicas ajudam a tornar sua embalagem menos danosa ao meio ambiente e mais propícia a ser reaproveitada. É um passo inicial, porém importante, para sua empresa se tornar packaging neutral.
Créditos de Logística Reversa: um caminho viável para empresas de todos os portes
A embalagem pode ser produzida a partir da lente mais sustentável, mas ela ainda precisa retornar para a cadeia e ser reaproveitada após seu descarte. Esse processo é conhecido como logística reversa.
A logística reversa pode ser extremamente complexa, levando em consideração os custos de operação e engajamento dos consumidores. Porém, os Créditos de Logística Reversa foram desenvolvidos exatamente para acabar com esse problema.
O processo funciona da seguinte maneira: certificadoras independentes reúnem e sistematizam notas fiscais fornecidas por cooperativas ou empresas de gestão de resíduos. Essas notas contém a quantidade e categoria dos resíduos coletados e encaminhados para a reciclagem e dão origem aos Créditos. Em seguida, as certificadoras vendem os Créditos para empresas que querem compensar o impacto das suas embalagens (ou precisam cumprir determinação legal sobre o assunto).
Dessa forma, as empresas adquirentes remuneram cooperativas pelo serviço de coleta e encaminhamento das embalagens à reciclagem, investindo nesta cadeia e nos trabalhadores. Como o Crédito apresenta o volume e o tipo de material reciclado, a empresa consegue comprar a quantidade necessária para ser packaging neutral - ou até packaging positive. Simples assim, os Créditos representam um caminho viável para empresas de todos os tamanhos se adequarem a este conceito.
Apesar do termo packaging neutral ainda ser pouco conhecido, ele tem tudo para se popularizar. E você, o que achou? Adaptar sua empresa ainda contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS da ONU. Entenda como o processo impacta as metas globais no artigo: “Como a logística reversa de embalagens contribui com os ODS?”.
Compartilhe esta publicação em suas redes sociais e vamos disseminar essa ideia!
Fontes
Blog Credito de Logística Reversa
Walmart throws its weight behind push to cut back on packagin - The New York Times
Project Gigaton: Packaging - Walmart Sustainability Hub
Sustentabilidade empresarial: a grande tendência pós-COVID - Blog CLR